PNL - 1º ANO
Apresento-vos esta história «A QUE SABE A LUA».
À descoberta DA POESIA
O que é a poesia? Gostas de ler poemas, ou de os escrever? Quais os teus poemas preferidos? Conheces alguns autores? Vamos apresentar-te alguns autores. Aprende e diverte-te!
Matilde Rosa Araújo, foi professora de português e formadora de professores. «Foi autora de mais de 40 livros (contos e de poesia para adultos) e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças. Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com atividade nesta área, como a UNICEF em Portugal.», em Wikipédia. Ver aqui a biografia da autora.
Para saberes mais sobre a autora, clica AQUI, ou AQUI.
Educação literária
Vai à biblioteca da tua escola, e requisita este livro. Verás que te divertes a lê-lo. Também o poderás ler, AQUI.
Expressão Escrita: O CONVITE
Vamos aprender a escrever um convite. O melhor, é veres esta aula do Ensino à Distância, a qual te ensinará a escrever um convite, a partir do minuto 3.Clica AQUI.
Ideias de convites, para imprimir e colorir.
Proposta de atividade: Lê este livro do escritor António Mota. Depois, joga e vê se ficaste a conhecer bem a história.
Histórias de Charles Perrault - Autor a quem chamaram o pai da literatura infantil, escreveu alguns dos mais belos contos para crianças. Alguns desses contos que registou, ouvia-os a sua mãe, sendo dos mais conhecidos: As Fadas, A Bela Adormecida, Cinderela, A Menina do Capuchinho Vermelho, Contos da Mãe Gansa, O Pequeno Polegar, A Bela Adormecida, Os Desejos Ridículos,
A Revista Visão Júnior, do mês de março está ótima, com muitos temas de interesse e úteis. Clica AQUI. Vamos participar neste desafio da revista Visão Júnior? A ideia é escreveres sobre locais da tua cidade de que gostas para os dares a conhecer. Podes usar imagens on-line, de Torres Vedras, e escrever sobre eles. Entra neste link e vê quais as regras. Para leres outros artigos, clica aqui.
Aprende a conjugar verbos, no site CONJUGA-ME. Clica AQUI. O discurso no texto narrativo Clicar AQUI. Verbos introdutores, AQUI.
Proposta de trabalho:
Ver estes vídeos. Dialogar sobre os mesmos.
Em pares, ou grupos de três, os alunos vão escrever um texto sobre o vídeo que escolheram, após preencherem o guião, de acordo com a planificação do texto narrativo. Clicar AQUI. ou AQUI.
A escrita de textos
Antes de escreverem, os alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual o género de texto que melhor exprime essas ideias. Devem ler muito e rever continuamente o que escrevem. Também devem saber para quem escrevem e qual a finalidade dessa escrita.
Os alunos deverão realizar diversos tipos de escrita, com finalidades diversas: escrever um recado, um aviso, uma notícia, uma receita, argumentar para que um problema seja resolvido por um órgão da administração pública.
Para que o aluno fique motivado é preciso que veja sentido nessa tarefa e perceba qual a sua utilidade.
«O primeiro passo é conhecer os diversos gêneros. Mas é preciso atenção: isso não significa que os recursos discursivos, textuais e linguísticos dos contos de fadas e da reportagem, por exemplo, sejam conteúdos a apresentar aos alunos sem que eles os tenham identificado pela leitura, como ressalta Delia Lerner no livro Ler e Escrever na Escola. Um primeiro risco é o de cair na tentação de transmitir verbalmente as diferentes estruturas textuais. De acordo com a pesquisadora em didática, cabe a todo professor permitir que as crianças adquiram os comportamentos do leitor e do escritor pela participação em situações práticas e não "por meras verbalizações". Ensinar a produzir textos nessa perspectiva prevê abordar três aspectos principais: a construção das condições didáticas, a revisão e a criação de um percurso de autoria, como se pode ver a seguir. In, https://novaescola.org.br/.
Os textos redigidos na aula, precisam de um destinatário
É importante haver um objetivo na proposta de escrita, para que se sintam motivados nessa atividade.
ETAPAS PARA ESCREVER UM TEXTO
1. Selecionar um tema e planificar sobre o que se vai escrever.
2. Chuva de ideias: anotar todas as ideias, informação ou experiências de que nos lembremos, sobre o tema que escolhemos. Isto pode ser feito de forma aleatória e não obrigatoriamente seguindo uma ordem.
3. Continuar a anotar as ideias que nos surjam, até que estejamos satisfeitos com a informação e pormenores que registámos.
4. Organizar as noções que reunimos, procurando ordená-las, de modo a que o texto faça sentido ( fazer um esquema /planificação).
5. Escrever o texto no nosso caderno ou folha de trabalho.
6. Escrever uma conclusão.
7. Rever e corrigir o nosso texto. Voltar a lê-lo. Se encontramos algum erro, de redação ou de ortografia, fazer as correções necessárias para melhorar melhorar a escrita.
Blogues consultados, https://webdelmaestro.com/ e https://novaescola.org.br/
Fichas para motivar a escrita.
Deves utilizar, no tipo de texto descritivo :
-verbos no presente ou no pretérito perfeito;
-adjetivos;
-palavras e expressões que localizem no espaço os elementos descritos (à direita, à esquerda, em -primeiro plano, mais atrás, ao fundo, ...
Lê o livro. Requisita-o, se não o tiveres. Também o podes ler aqui.
Pesquisa sobre o autor: Mia Couto, e o ilustradora.
Dicas para professores: aqui, aqui, aqui,aqui.
A escritora Alice Vieira vem à nossa escola nos dias 29 e 30 de abril. As turmas dos terceiros e quartos anos irão estar com a escritora na biblioteca da escola, no dia 30, onde a poderão entrevistar.
Já pensaste como deves preparar a entrevista?
Ao entrevistares
Apresenta-te
Faz com
que o entrevistado se sinta cómodo…
Faz as
tuas perguntas…
Escuta com
atenção...
Permanece
tranquilo ...
Deixa que
a pessoa seja natural…
Mantém a
concentração. ...
Mantém o
crontrolo.
Como preparar uma entrevista:
1.Investiga sobre a pessoa a entrevistar.
Deves saber tanto quanto te seja possível sobre a pessoa que vais entrevistar, para que quando fores fazer a
entrevista te sintas preparado.
Consegue toda a informação relevante que
puderes sobre a pessoa, e se possível,
pesquisa gravações de entrevistas que tenha
dado anteriormente. Isso ajudar-te-á a conhecer a personalidade do entrevistado
e o estilo de entrevista de que gosta. Dessa forma podes ajustar a entrevista
de acordo com as preferências da pessoa.
2.Tens de ter um objetivo claro
Antes de preparares a entrevista deves
perceber que objetivo tens ao entrevistar a pessoa:
a)O teu objetivo é dar a conhecera vida pessoal da pessoa?
b)É dar a conhecer aspetos da vida
profissional da pessoa? Ou um pouco de ambos?
3.Prepara as perguntas.
a)Deves preparar perguntas flexíveis e de resposta
aberta (acompanhadas de duas ou três perguntas que possas fazer a partir da
resposta que obtenhas).
b)Não faças perguntas que possam responder-se com
um simples “sim” ou “não”, ou perguntas que possam responder-se com muito
poucas palavras.
c)Faz perguntas que permitam ao entrevistado alargar
a sua resposta.
d)Faz só uma pergunta ao mesmo tempo. Se fazes
mais do que uma pergunta de uma vez, vais confundir o entrevistado.
e)Faz perguntas que te permitam atingir o teu
objetivo. Também podes fazer perguntas criativas sempre e quando cumpram as
tuas necessidades.
f)Não faças perguntas demasiado abertas, de forma
que o entrevistado não sabia como responder-lhes. Deves formular a tua pergunta
de modo a que o entrevistado perceba que tipo de resposta pretendes.
Sem comentários:
Enviar um comentário