PORTUGUÊS

PNL - 1º ANO Apresento-vos esta história «A QUE SABE A LUA».

À descoberta DA POESIA

O que é a poesia? Gostas de ler poemas, ou de os escrever? Quais os teus poemas preferidos? Conheces alguns autores? Vamos apresentar-te alguns autores. Aprende e diverte-te!

Afonso Lopes Vieira , o cão Eu tenho um cão, de Sidónio Muralha.

Ode ao futebol, de Tóssan.Aqui.

O gato xadrez, de Sidónio Muralha.

Cavalinho, cavalinho, de Matilde Rosa Araújo

Amor , de Matilde Rosa Araújo.

A sementeira, de Luísa Ducla Soares

Poemas da Mentira e da Verdade, de Luísa Ducla Soares

Mais poemas de Luísa Ducla Soares, AQUI.

POEMAS Musicados Poema PIAL, de Fernando Pessoa, ou AQUI.

O casamento da gata, de L.Ducla Soares

O jantar dos animais

Poemas de Vinicius de Moraes, musicados

O pato, de Vinicius com Chico Buarque

O relógio

Jogo de bola, de Cecília Meireles

A bailarina, de Cecília Meireles

Tudo ao contrário

Autores diversos, AQUI.

Frutos, de Eugénio de Andrade.

Matilde Rosa Araújo, foi professora de português e formadora de professores. «Foi autora de mais de 40 livros (contos e de poesia para adultos) e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças. Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com atividade nesta área, como a UNICEF em Portugal.», em Wikipédia. Ver aqui a biografia da autora.

Para saberes mais sobre a autora, clica AQUI, ou AQUI. Educação literária

Vai à biblioteca da tua escola, e requisita este livro. Verás que te divertes a lê-lo. Também o poderás ler, AQUI.

Expressão Escrita: O CONVITE Vamos aprender a escrever um convite. O melhor, é veres esta aula do Ensino à Distância, a qual te ensinará a escrever um convite, a partir do minuto 3.Clica AQUI. Ideias de convites, para imprimir e colorir.


Proposta de atividade: Lê este livro do escritor António Mota. Depois, joga e vê se ficaste a conhecer bem a história.

Clica AQUI.
Histórias de Charles Perrault - Autor a quem chamaram o pai da literatura infantil, escreveu alguns dos mais belos contos para crianças. Alguns desses contos que registou, ouvia-os a sua mãe, sendo dos mais conhecidos:  As Fadas, A Bela Adormecida, Cinderela, A Menina do Capuchinho Vermelho, Contos da Mãe Gansa, O Pequeno Polegar, A Bela Adormecida, Os Desejos Ridículos,
O Gato das Botas, Barba Azul, Pele de Asno, entre outros. 



A Revista Visão Júnior, do mês de março está ótima, com muitos temas de interesse e úteis. Clica AQUI.
Vamos participar neste desafio da revista Visão Júnior? A ideia é escreveres sobre locais da tua cidade de que gostas para os dares a conhecer. Podes usar imagens on-line, de Torres Vedras, e escrever sobre eles. Entra neste link e vê quais as regras. Para leres outros artigos, clica aqui.

Aprende a conjugar verbos, no site CONJUGA-ME. Clica AQUI.
O discurso no texto narrativo
Clicar AQUI. Verbos introdutores, AQUI.



Proposta de trabalho:

Ver estes vídeos. Dialogar sobre os mesmos. 
Em pares, ou grupos de três, os alunos vão escrever um texto sobre o vídeo que escolheram, após preencherem  o guião, de acordo com a planificação do texto narrativo. Clicar AQUI. ou AQUI.




A escrita de textos 

Antes de escreverem, os alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual o género de texto que melhor exprime essas ideias. Devem ler muito e rever continuamente o que escrevem. Também devem saber para quem escrevem e qual a finalidade dessa escrita.
Os alunos deverão realizar diversos tipos de escrita, com finalidades diversas: escrever um recado, um aviso, uma notícia, uma receita, argumentar para que um problema seja resolvido por um órgão da administração pública. 
Para que o aluno fique motivado é preciso que veja sentido nessa tarefa e perceba qual a sua utilidade.  
«O primeiro passo é conhecer os diversos gêneros. Mas é preciso atenção: isso não significa que os recursos discursivos, textuais e linguísticos dos contos de fadas e da reportagem, por exemplo, sejam conteúdos a apresentar aos alunos sem que eles os tenham identificado pela leitura, como ressalta Delia Lerner no livro Ler e Escrever na Escola. Um primeiro risco é o de cair na tentação de transmitir verbalmente as diferentes estruturas textuais. De acordo com a pesquisadora em didática, cabe a todo professor permitir que as crianças adquiram os comportamentos do leitor e do escritor pela participação em situações práticas e não "por meras verbalizações". Ensinar a produzir textos nessa perspectiva prevê abordar três aspectos principais: a construção das condições didáticas, a revisão e a criação de um percurso de autoria, como se pode ver a seguir. In, https://novaescola.org.br/.
Os textos redigidos na aula, precisam de um destinatário
É importante haver um objetivo na proposta de escrita, para que se sintam motivados nessa atividade. 
ETAPAS PARA ESCREVER UM TEXTO
1. Selecionar um tema e planificar sobre o que se vai escrever.
2. Chuva de ideias: anotar todas as ideias, informação ou experiências de que nos lembremos, sobre o tema que escolhemos. Isto pode ser feito de forma aleatória e não obrigatoriamente seguindo uma ordem.
3. Continuar a anotar as ideias que nos surjam, até que estejamos satisfeitos com a informação e pormenores que registámos.
4. Organizar as noções que reunimos, procurando ordená-las, de modo a que o texto faça sentido ( fazer um esquema /planificação). 
5. Escrever o texto no nosso caderno ou folha de trabalho.
6. Escrever uma conclusão.
7. Rever e corrigir  o nosso texto. Voltar a lê-lo. Se encontramos algum erro, de redação ou de ortografia, fazer as correções necessárias para melhorar melhorar a escrita.
Blogues consultados, https://webdelmaestro.com/ e https://novaescola.org.br/


Fichas para motivar a escrita.







Deves utilizar, no tipo de texto descritivo :
-verbos no presente ou no pretérito perfeito;
-adjetivos;
-palavras e expressões que localizem no espaço os elementos descritos (à direita, à esquerda, em -primeiro plano, mais atrás, ao fundo, ...








Livros do PNL a trabalhar este período :
Lê o livro. Requisita-o, se não o tiveres. Também o podes ler aqui.
Pesquisa sobre o autor: Mia Couto, e o ilustradora.
Dicas para professores: aqui, aqui, aqui,aqui.


A escritora Alice Vieira vem à nossa escola nos dias 29 e 30 de abril. As turmas dos terceiros e quartos anos irão estar com a escritora na biblioteca da escola, no dia 30, onde a poderão entrevistar.
Já pensaste como deves preparar a entrevista?

Ao entrevistares
  1. Apresenta-te
  2. Faz com que o entrevistado se sinta cómodo…
  3. Faz as tuas perguntas…
  4. Escuta com atenção...
  5. Permanece tranquilo ...
  6. Deixa que a pessoa seja natural…
  7. Mantém a concentração. ...
  8. Mantém o crontrolo.
Como preparar uma entrevista:
1.       Investiga sobre a pessoa a entrevistar.
Deves saber tanto quanto  te seja possível sobre a pessoa que vais  entrevistar, para que quando fores fazer a entrevista te sintas preparado.
Consegue toda a informação relevante que puderes sobre a pessoa, e se possível,
pesquisa gravações de entrevistas que tenha dado anteriormente. Isso ajudar-te-á a conhecer a personalidade do entrevistado e o estilo de entrevista de que gosta. Dessa forma podes ajustar a entrevista de acordo com as preferências da pessoa.
2.       Tens de ter um objetivo claro
Antes de preparares a entrevista deves perceber que objetivo tens ao entrevistar a pessoa:
a)      O teu objetivo é dar a conhecer  a vida pessoal da pessoa?
b)      É dar a conhecer  aspetos da vida profissional da pessoa? Ou um pouco de ambos?
3.       Prepara as perguntas.
a)      Deves preparar perguntas flexíveis e de resposta aberta (acompanhadas de duas ou três perguntas que possas fazer a partir da resposta que obtenhas).
b)      Não faças perguntas que possam responder-se com um simples “sim” ou “não”, ou perguntas que possam responder-se com muito poucas palavras.
c)       Faz perguntas que permitam ao entrevistado alargar  a sua resposta.
d)      Faz só uma pergunta ao mesmo tempo. Se fazes mais do que uma pergunta de uma vez, vais confundir o entrevistado.
e)      Faz perguntas que te permitam atingir o teu objetivo. Também podes fazer perguntas criativas sempre e quando cumpram as tuas necessidades.

f)       Não faças perguntas demasiado abertas, de forma que o entrevistado não sabia como responder-lhes. Deves formular a tua pergunta de modo a que o entrevistado perceba que tipo de resposta pretendes.
 Sites onde podes pesquisar Aqui, AQUI, Aqui, Entrevista Revista Visão Júnior, entrevista site
dobebé.com




O gato das botas - Conto de Perrault de carlosgoncalvs
Para veres o filme, clica AQUI
Desenhos para colorir, AQUI.
 




 Onde vivem os monstros, áudio livro


Onde vivem os monstros, slide share
Onde vivem os monstros, vídeo (em espanhol)
Proposta didática para professores 
Materiais para professores 
Contrói adereços para o teu monstro
Conhece o autor, Maurice Sendak
Colorir







Página dedicada a publicar atividades realizadas na área de português e recursos de apoio a esta área. Aprende português e diverte-te. A velha e a bicharada, de Luísa Ducla Soares mp3 Que está na varanda? , Luísa Ducla Soares (mp3) Lengalenga do vento, Maria Alberta Menéres (mp3) Mais lengalengas Trava-línguas Lengalengas (slideshare) Poemas (acrósticos) Poesia Cecília Meireles Poesia, Vinicius de Moraes Poesia para crianças (Aquela nuvem e outras), Eugénio de Andrade Tepluquê, obra obrigatória, 2º ano Gigões e Anantes, de Manuel António Pina Obra de leitura obrigatória, 2º amo


Sem comentários:

Enviar um comentário