quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A educação para a paz é cada vez mais uma necessidade que todas as instituições educativas devem assumir. Para tal, devemos educar em valores como justiça, democracia, solidariedade, tolerância, respeito, cooperação, autonomia, amor à verdade. A educação em valores é um vetor importantíssimo no sucesso educativo que todos desejamos. A educação para a paz pressupõe que as crianças vivam situações em que aprendam a respeitar as regras, buscando soluções corretas, analisando e resolvendo, criativamente, os conflitos. Os grandes desafios educativos são aprender a ser, a fazer, a pensar e a conviver. (Fernando Lucini - 1994). Deixo aqui um curto vídeo que ontem trabalhei com os alunos. Todos deram o seu contributo explicando o que acharam de errado e que outra atitude poderia ter sido tomada naquela situação.
O dia do corso escolar na nossa cidade é um dos mais acarinhados pela população local, pela sua animação e graciosidade. Aqui ficam algumas imagens para recordar.
Agora que todos temos cartão de leitor da biblioteca municipal, fomos requisitar livros. Oxalá este hábito seja para continuar, pois os livros ajudam a estimular a imaginação, a criatividade, a inteligência, a comunicação verbal e a concentração. Ler, é comunicar com outro (o autor) e sonhar, imaginar, entreter, aprender, conhecer... Formar leitores é muito diferente de ensinar a ler. Para tal, é preciso que professores e pais estejam estimulados para ler, que tenham hábitos de leitura e gostem de livros. Não se transmite algo que não se sente. Aqui ficam algumas imagens para marcar esta atividade.
Foto de grupo